terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O QUE FAZ UM PROFISSIONAL EXCELENTE?





Esta pergunta tem dois sentidos. O primeiro sobre as qualidades que nos fazem ser profissionais excelentes, a segunda, o que um profissional excelente faz? 

Costumo afirmar em muitas das formações que dou a dezenas de empresários que os bons profissionais estão a ficar de fora do mercado, isto porque quem deseja permanecer ativo na sua carreira ou mesmo na empresa e no mercado precisa de procurar permanentemente a excelência!

Teoricamente, primeiro nós temos que ser excelentes, para depois podermos fazer coisas excelentes . Mas o contrário também funciona. Se nós decidirmos fazer as coisas com excelência, e persistirmos constantemente nisso, eventualmente nos tornaremos em pessoas, profissionais e empresas excelentes.

Uma das qualidades principais de uma pessoa excelente é ter padrões altos para si, é exigir de si o melhor desempenho é procurar se superar em tudo o que faz. Uma pessoa excelente não aceita fazer apenas o que é bom, mas somente o melhor, e sabe que o melhor de hoje será o bom de amanhã. Uma pessoa excelente sabe que liderar não é guiar-se pelos concorrentes, pois o seu maior concorrente é ela mesma e os seus alvos são ditados pelos padrões que ela determina.

E são estes padrões altos que vão ditar o seu comportamento e responder á segunda parte: O que um profissional excelente faz? Aqui vão 15 coisas:

  1- Usa menos recursos e faz mais com menos tempo.
  2- Trabalha acima da média dos outros.
  3- Sabe lidar com conflitos ( Internos e externos).
  4- Aprende todos os dias algo de novo.
  5- Está atento ás evoluções da sua área de trabalho.
  6- Participa em seminários e workshops.
  7- Mantém a sua rede de contactos permanentemente ativa.
  8- Pensa grande.
  9- É disciplinado no seu comportamento.
10- É obstinado pelo sucesso.
11- Não perde tempo com assuntos insignificantes.
12- Associa-se com pessoas excelentes.
13- Não despreza os detalhes.
14- Aceita críticas que o ajudem a melhorar.
15- Faz perguntas inteligentes.


Portanto é necessário sermos melhores a cada dia, semana, mês e a cada novo ano porque o caminho não é fácil mas a recompensa é única e espectacular!!

Sem comentários:

Enviar um comentário