segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

NETWORKING NÃO É DAR CARTÕES!

Networking, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é sobre dar cartões de visita, auto-promoção ou venda.

Networking é sobre a construção de relações comerciais fortes. Vá a qualquer evento de networking e eu prometo que pelo menos metade das pessoas estão a tentar fazer uma venda. O problema é que ninguém vai a um evento de networking com o propósito de comprar alguma coisa!

1. Networking é sobre ajudar as pessoas.
Quando você estiver a fazer networking, preste atenção em como você adiciona valor para as pessoas que você encontra. As pessoas vão-se lembrar de você se os afetar de uma forma positiva.

2. Tenha como objectivo principal perceber as necessidades dos outros antes de lhes dizer as suas.Se as pessoas perceberem que você está disposto a os ajudar a conseguir o que precisam, eles vão estar mais dispostos para o ajudar a obter o que você precisa. Lembre-se que deve ser uma relação de benefício mútuo.

3. Não é apenas quem você conhece, mas também quem eles conhecem.
Muitas pessoas cometem o erro de pensar pequeno demais e não conseguem pensar além da transação. Você quer fazer negócio com eles, ou ter a oportunidade de servir/fornecer toda a rede deles?

4. "É tudo culpa minha."
Se o relacionamento não está a seguir o caminho que você pretendia explore o que você pode mudar. Quando você aceita a culpa em vez de culpar, você pode dar de frente com várias soluções. Tenha a certeza de que eles entendem o que você está á procura e como  devem falar aos outros sobre o seu negócio.

5. Tente fornecer o máximo de valor possível.
Espere, já não tinha referido isto antes? Sim, mas de facto é muito importante que você acrescente valor e que tenha a certeza que esse valor é significativo para eles. Ofereça informações, apoio e as melhores referências possíveis.

6. Alimente a sua rede.
As relações de negócios dão trabalho. Permaneça em contacto e continue a adicionar valor para manter o relacionamento ativo. Você pode melhorar o relacionamento com a sua rede, se tirar tempo para aprender sobre o negócio deles, o que precisam e ajudá-los a obter essas necessidades.

7. Faça um follow-up impecável.
Faça o follow-up com eles com um dos seus métodos preferidos. Certifique-se de cumprir com algo que você prometeu fazer ou dar. Esta é uma grande oportunidade para reforçar a sua credibilidade.


Grandes relacionamentos demoram mais de 7 passos, mas estes passos vão ajudá-lo para um bom começo na construção de relacionamentos que vão ser rentáveis uma e outra vez!

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