quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O QUE É O NETWORKING: 3 NÍVEIS BÁSICOS


Numa Rede existem três níveis básicos: o grupo primário, o grupo secundário e o grupo de referência. O grupo primário é formado pelas pessoas que nos são mais próximas, com as quais temos um forte envolvimento emocional e disposição imediata de colaborar e partilhar objetivos comuns (familiares, amigos mais próximos, entre outros).
O grupo secundário refere-se ás relações mais formais e menos íntimas (amigos/colegas, entre outros). E o grupo de referência fornece os parâmetros de acções individuais, ordenando padrões de comportamento por meio dos seus valores e expectativas (ex-empregadores, chefes e ex-chefes, fornecedores em geral – professores, entre outros).
Esta rede pode ser simplificada pela seguinte  ilustração:


Esta classificação acontece em função da afinidade e do grau de confiança entre os nós da rede, sendo o grupo primário com maior grau de afinidade e confiança e o grupo de referência com menor proximidade.
Através deste tipo de rede de networking  pode-se  chegar, virtualmente, a qualquer pessoa, mesmo que para isso se percorra diversos nós, mas a possibilidade de encontrar a pessoa desejada é muito alta, mesmo que essa pessoa pareça distante. Ninguém é uma ilha!
A rede de networking é um ambiente de troca onde são recompensadas as boas acções, por exemplo, quando sabemos da disponibilidade de uma vaga numa empresa onde se encaixa o perfil de uma pessoa da nossa rede e passássemos a informação a essa dada pessoa, certamente que ela se iria lembrar de quem a referenciou quando o inverso acontecer.

"A formação de uma rede de relacionamentos é baseada na comunicação, a qual gira em torno de quatro pontos: quem, o quê, quando e onde. A troca de informações com as mais diversas pessoas possibilita a atenção às oportunidades e amplia o conhecimento e o universo de relacionamentos do indivíduo. Nesse contexto, os três desafios são: transformar desconhecidos em amigos, estabelecer contatos espontâneos e agradáveis, capazes de agregar valor a ambas as partes em termos de informações e ampliar a rede de business networking sempre que possível, formando redes profissionais, organizacionais e de oportunidades (MINARELLI, 2001)."
"É importante também atualizar o networking e reaquecer contatos antigos (HART, 1996).
 Assim se cultiva uma rede, através de boas acções, na manutenção dos relacionamentos existentes e sem pensar somente no que se receberá como favor resultante dessa relação, pois as relações baseadas nas trocas interesseiras são percebidas, e quando isso acontece, inevitavelmente há desgastes, sobretudo do ponto de vista da perda de confiança pelos demais membros da rede de business networking."

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